O produtor musical norte-americano Jack Endino publicou nesta quarta-feira (23) em sua página no Facebook um recado para bandas brasileiras que cantam em inglês. "Bandas brasileiras! Por quê vocês cantam em inglês? Nunca consigo entender uma palavra!", escreveu.
Endino produziu o disco de estreia do Nirvana, "Bleach", em 1989, e outras bandas grunge dos anos 90, além de ter trabalhado em lançamentos brasileiros como os de Titãs e Nando Reis.
"Qual é o sentido disso? Nunca vai dar a vocês sucesso fora do Brasil, e eu não vejo como vai dar sucesso dentro do Brasil. Sim, eu sei que o Sepultura conseguiu, mas o inglês deles era excelente, as letras eram boas, e eles estavam em um selo de heavy metal internacional. Quem mais conseguiu isso? Estou reamente perplexo e intrigado com isso", escreveu Endino.
Pouco mais de uma hora após o post do produtor no Facebook, mais de cem comentários foram registrados, a maior parte de brasileiros com opinião contrária à de Endino. "Como brasileira, eu sinto que este post é repugnante. Não é dessa maneira que uma pessoa como você deve tratar os garotos", escreveu Simone do Vale, ex-baixista da banda de rock carioca Autoramas.
Atualização: depois da publicação desta reportagem, um leitor alertou o BLOG sobre mensagem enviada pelo baixista de uma banda paraibana a Jack Endino pelo Facebook que pode ter motivado o comentário do norte-americano. Na madrugada desta quarta-feira, o baixista da banda de João Pessoa Noyzy, Phelipe Andrew, enviou o link de música do grupo a Endino. Um minuto após escrever a mensagem geral aos brasileiros, o produtor também escreveu a Phelipe: "A música soa bem mas não entendo nada das palavras (em inglês)".
Nenhum comentário:
Postar um comentário